top of page

Sobre a curadoria

A Curadoria de Experiências em Saúde e Qualidade de Vida do Servidor Penitenciário identifica e destaca experiências, produções científicas e normativas. A iniciativa está vinculada ao Projeto Valoriza: Saúde em Foco, fruto da parceria entre a Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). 

Uma das ações da curadoria é a Mostra de Experiências, que apresenta trabalhos inspiradores, que podem gerar soluções para problemas do dia a dia em âmbito prisional.

O processo teve inspiração na palavra latina curare, que significa “cuidar, zelar”. Por meio de uma relação de colaboração e valorização das(os) autoras(es), a metodologia utilizada para Mostra Virtual de Experiências em Saúde e Qualidade de Vida do Servidor Penitenciário evidencia a potencialidade das experiências, com a produção de narrativas leves e a construção de políticas públicas desde as experiências dos territórios. Além disso, promove a vivência como um momento de educação permanente e o desenvolvimento da comunicação que respeita e valoriza os saberes dos trabalhadores.

 

Com isso, a curadoria gerou, em área virtual, a exposição das experiências da Mostra, a chamada de experiências e a adaptação de documentos científicos, catalogação de normativas e o desenvolvimento de um livro virtual com o conteúdo da Mostra. 

 

Abaixo são descritos os sete passos realizados para constituição desses produtos:

Primeiro movimento:

Seleção das publicações científicas na revisão realizada pela equipe da Fiocruz. A partir disso, foram levantadas informações para o desenvolvimento do formulário-guia que orientou o processo de comunicação da chamada de experiências. 

Segundo movimento:

Planejamento e desenvolvimento do ambiente virtual para exibição e compartilhamento das experiências.

Terceiro movimento:

Chamada de experiências, que ocorreu entre os dias 17 de abril a 18 de junho de 2023, totalizando 48 inscrições.

Quarto movimento:

O comitê editorial, composto pelas equipes técnicas da Senappen e da Fiocruz, a partir de alguns critérios de seleção, selecionou 41 experiências que estavam de acordo com as políticas e normas vigentes, bem como não selecionou projetos que ainda não haviam sido implementados ou que não tinham uma articulação institucional consistente para participar da curadoria. Essa etapa ocorreu entre os dias 31 de julho a 06 de outubro de 2023.

Quinto movimento:

Após o período de Curadoria, etapa obrigatória para participação na Mostra, foram excluídas 5 experiências que não participaram desse processo. Portanto, ao final, após avaliação do comitê editorial, foram selecionadas 36 experiências completas, curadas e validadas para compor a Mostra.

Sexto movimento:

Adaptação dos documentos científicos ao formulário-guia. Estratégia de comunicação e aproximação das instituições de ensino e pesquisa dos espaços em que atuam os servidores penitenciários. 

Sétimo movimento:

Levantamento, análise e catalogação das normativas. 

Navegue pelas experiências e inspire-se a aplicar iniciativas que promovam a saúde e o bem-estar dos servidores penitenciários a partir da sua leitura!

bottom of page